O que significa regularizar um imóvel?
- Edna Porto
- 10 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de set. de 2024

Regularizar um imóvel é levar para a matrícula a verdade. A matrícula é como se fosse um prontuário médico, tudo o que acontece com o paciente, deve ser anotado nele. O mesmo ocorre com o imóvel, para estar regularizado, tudo o que acontecer nele deve ser informado ao cartório de Registro de Imóveis.
Digamos que uma pessoa compre um imóvel enquanto estava solteira, dois anos depois ela casa. Para que o imóvel se mantenha regular, ela precisa averbar a certidão de casamento na matrícula do imóvel.
Agora imagine que o proprietário transforme sua casa de dois quartos, sala, cozinha e banheiro em um edifício. Esta mudança de estrutura também deve ser informada ao cartório de Registro de Imóveis.
O maior fator que torna um imóvel irregular, por incrível que pareça, é a falta de alteração do nome da propriedade. Normalmente, a causa é a falta de recursos financeiros para pagar os impostos e emolumentos do cartório.
Qualquer alteração de fato jurídico na vida do proprietário ou mudanças no imóvel devem ser comunicados ao Cartório de Registro de Imóveis. Desde a alteração do estado civil, mudanças em sua estrutura, bem como a venda para outra pessoa. Do contrário, o imóvel passará a ser irregular e sofrerá as consequências desta condição, a principal delas é a desvalorização do seu valor de mercado em até 30%.
Siga-me para mais dicas! @ednaportoadv
#DireitoImobiliario #AdvogadaImobiliaria #AdvogadaInventario #AdvogadaCompraImovel #ContratoDeCompraEVenda #Usucapiao #Testamento #AdvogadaTestamento #AdvogadaDoacao #DoacaoImovel #ContratoDeDoacao #Usufruto #Advogada #AdvogadaLauro #AdvogadaSSA #AdvogadaSalvador #Imovel #Imoveis #ConsultoriaImobiliária #RegularizaçãoDeImoveis #ContratosImobiliários #DueDiligenceImobiliaria #AnaliseDeRiscos #AnaliseDeRiscosCompraeVenda
